segunda-feira, 26 de abril de 2010

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO DE RIO DO SUL


Olá pessoal.
Como disse na matéria de abertura deste blog, um Plano de turismo bem elaborado, pode mandar Mangaratiba para a estratosfera, no que dis respeito as possibilidades de geração de Trabalho e Renda.

Quando eu me formei, estudei numa faculdade particular próxima ao município. Muitos colegas meus também.

Então, por que eles e outros que virão, teêm que sair da região da Costa Verde e de Mangaratiba para ter um trabalho digno? Falaremos disso depois. Por enquanto, fique com as informações sobre o município de Rio do Sul e o Plano deles e veja se eu sou maluco...

Plano de Municipal Turismo

A atividade de turismo é recente no Brasil e percebemos que em Rio do Sul não é diferente e o fato de muitos projetos serem criados e abandonados por gestões que o sucederam prejudicam o desenvolvimento continuo e para isso foi decidido pelo Prefeito Milton Hobus, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Jackson Della Giustina Formiga de Moura e o chefe de Divisão de Turismo Bacharel Eduardo Rinnert Schulze, que fosse elaborado um Plano único que tivesse uma continuidade, que fosse flexível a mudanças de acordo com as necessidades e envolvendo as partes interessadas.

O próximo passo foi estruturar todas as idéias e para isso foi definido uma visão e uma missão para o Plano, sendo elas:

Visão: ser em médio prazo (período de 02 a 05 anos) uma opção de destaque em turismo no âmbito estadual

Missão: organizar e estruturar o turismo no município de Rio do Sul através do planejamento turístico com a finalidade de criar, manter e inovar o produto turístico, com a participação das partes interessadas e desenvolvendo uma política de desenvolvimento sustentável para a criação de oportunidades e melhor qualidade de vida da população rio-sulense.

O produto turístico do município pelos tipos de turismo identificados será construído com base na criação de 05 (cinco) rotas turísticas sendo elas: a Bela Aliança, a Albertina, a Valada Itoupava, a Valada São Paulo e a Serra Canoas.

Algumas ações já estão sendo desenvolvidas e o mais importante, é um trabalho feito em parceria com as comunidades, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, a UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), a AMAVI (Associação dos municípios do Alto Vale do Itajaí), a EAFRS (Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul) e buscando sempre aqueles que podem contribuir, pois o turismo envolve cerca de 60 setores.

A primeira ação desenvolvida no inicio da gestão foi firmar um convênio entre Prefeitura, UNIDAVI e AMAVI que posteriormente teve adesão da EAFRS, com o objetivo de elaborar o Inventario Turístico, o diagnostico e o prognostico de três rotas, sendo elas Albertina, Valada Itoupava que tiveram elaborado o inventario com a participação da comunidade no 1º semestre e com o diagnostico e prognostico sendo entregue até o final do 2º semestre de 2005, para isso cerca de 25 pessoas entre eles alunos, professores e colaboradores da Prefeitura estão envolvidos no trabalho. Os trabalhos ma terceira rota, Serra Canoas, iniciou no dia 06 de setembro com uma reunião com a comunidade no C.E.I Estrelinha da Serra que teve a participação de 15 (quinze) membros da comunidade, agora os acadêmicos da UNIDAVI estão passando em cada propriedade para o levantamento dos dados de cada uma delas e esse processo termina no final do 2º semestre, sendo que o prognostico será realizado no 1º semestre de 2006.

Na Bela Aliança existe uma iniciativa importante que aconteceu no ano de 2003 e hoje os agricultores abrem as portas de suas propriedades aos turistas para mostrar seus hábitos, histórias e seus deliciosos produtos coloniais. No momento a Secretaria do Desenvolvimento Regional de Rio do Sul trouxe para a Associação Acolhida na Colônia que trabalha o turismo na agricultura familiar, atualmente tem suas atividades desenvolvidas nos municípios da Encosta da Serra Geral tendo como sede Santa Rosa de Lima. Em Rio do Sul aconteceu no dia 01 de agosto no Bar Germânico a 1º etapa com a sensibilização dos agricultores que aderiram ao projeto, em seguida os técnicos foram a cada propriedade fazer o diagnostico e está marcado para o dia 30 de setembro a 2º etapa do projeto, sendo também realizada uma visita técnica para Santa Rosa de Lima com os agricultores da Bela Aliança. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional como complemento a esse trabalho e a Prefeitura cursos profissionalizantes através do SENAR que atingirão também essa localidade.

Na Valada São Paulo a parceria aumentou, além de todos os parceiros citados o SENAR, a EPAGRI, a CIDASC, o SENAC, o SEBRAE, estão realizando o Projeto de Turismo no Espaço Rural da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional e Prefeitura Municipal de Rio do Sul, onde nos dias 04 e 05 de agosto foi realizado o 1º modulo com a participação de 28 agricultores da localidade que identificaram e selecionaram as oportunidades de negócios que eles poderiam estar abrindo para os turista. O 2º modulo “Planejamento e implantação de negócios na propriedade”, aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, para 2006 está programado o modulo 3º “A acolhida no meio rural” e sucessivamente acontecerá o desenvolvimento do 4º módulo “Os Segredos da boa culinária” com outros cursos como os de serviços de restaurantes rurais, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas e implantação de pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, esses cursos serão disponibilizados no momento certo a todos os agricultores que fazerão parte das rotas turísticas.



Eduardo Rinnert Schulze

Chefe de Divisão de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar. Sua opinião, seja ela qual for, é deveras importante. Obrigado.